terça-feira, setembro 29, 2009

Orquideas / Orchids


As orquídeas (orchids) constituem a maior família de plantas, estimada entre 20-25 mil espécies. Ocorrem em todo o planeta, exceto nas regiões polares e nos desertos, alcançando o norte da Suécia e Alaska até a Tierra del Fuego e a ilha Macquarie. Porém a maioria das espécies ocorre nas regiões tropicais, crescendo diretamente no solo, sobre pedras, ou, principalmente, como epífitas.
A família Orchidaceae foi descrita em 1789 por Antonie Laurent de Jussieu, na obra Genera Plantarum, sendo que anteriormente Linneus, em 1753, havia descrito a espécie typus da família, Orchis militaris L., já no 2º volume de Species Plantarum. O nome deriva de seu antigo uso afrodisíaco, pela semelhança das raízes com testículos, onde foi citado por Teofrasto na sua obra Investigação sobre as Plantas e mais tarde por Dioscórides em Materia Medica, onde ele descreve duas orchis.
Com a expansão do império britânico no século XIX, iniciou-se o interesse pelo cultivo de orquídeas. Atualmente a venda e o cultivo de orquideas cerca de nove bilhões de dólares anualmente. Atualmente diversas espécies de orquideas encontram-se sob ameaça de extinção, devido a forte coleta e a destruição dos hábitats.
Diversas linhas de pesquisa em botânica vêm desempenhando esforços para a compreenção evolutiva, mapeamento populacional, descrição de novas espécies e tomando medidas preservação destas plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário