domingo, janeiro 31, 2010

Plantas Carnívoras


Frequentemente encontradas nas regiões de campos (brejos e áreas alagadiças) e restingas (campos litorâneos), as ditas "plantas carnívoras" são comuns de serem encontradas. Essas plantas normalmente realizam fotossíntese, mas alimentam-se também de pequenos animais que são capturados em armadilhas. Esse complemento nutricional ocorre devido aos solos pobres em nutrientes minerais.
No Estado do Paraná, são encontradas as famílias Droseraceae e Lentibulariaceae.

O gênero Drosera L. pertencente a família Droseraceae, recebe o nome popular de "orvalhinha". O nome popular se dá devido ao aspecto de orvalho sobre os tricomas gladulares (semelhantes a tentáculos) que produzem um liquido brilhante mas pegajoso e de odor adocicado (para atração de insetos). Quando os tricomas são tocados, a folha se curva, de modo a aprisionar completamente a presa para a digestão.



Os gêneros Genlisea St.-Hil. e Utricularia L. atendem pelos nomes populares de "violeta-do-brejo" e "boca-de-leão-do-banhado" respectivamente. Ambas pertencem a família Lentibulariaceae. Comuns em locais encharcados, lagos ou brejos. Apresentam pequenas bolsas (1 - 5 mm) chamadas de utrículos e são adaptadas para a captura. Outrículo possui uma espécie de valvula e em sua abertura existem pequenas cerdas. Ao menor toque na cerda, a valvula se abre, permitindo a entrada de água e assim o pequeno animal aquático é sugado para dendro do utrículo onde será digerido.




Fontes e ilustrações (preto e branco):
PINHO, R. A.; BASSETO, E. & GORGATTI, L. 1979. Plantas carnívoras. Institudo de Botânica, São Paulo.
SANTOS, E. 1980. Droseráceas. In: Flora Ilustrada Catarinense. Itajaí.
TAYLOR, P. G. 1980. Lentibulariáceas. In: Flora Ilustrada Catarinense. Itajaí.

3 comentários:

  1. Moro próximo à uma sanga onde a prefeitura não limpa juntam muitos mosquitos e queria saber como plantar essa planta na minha casa pra ajudar a combater os insetos como mosquito por exemplo...?

    ResponderExcluir
  2. Não é eficaz o plantio de plantas carnivoras em tais ambientes, o ideal é que vc se junte a uma comunidade em um movimento para que seja efetuada a limpeza, aqui no eu bairro em BH tínhamos um lote vago o qual servia de lixão. Nós fizemos uma mobilização corremos atrás de quem seria o proprietário (acho que pertencia a um banco se não me engano) pegamos autorização para limpeza e fizemos, reduziu quase em 100% mosquitos e pernilongos na região.

    ResponderExcluir