quinta-feira, julho 26, 2012

Receitas caseiras para jardinagem – será que tem algum fundamento científico?


Receitas caseiras para jardinagem – será que tem algum fundamento científico?



 

Aspirina: A aspirina possui ácido acetilsalicílico o qual, quimicamente, tem semelhança estrutural com os salicilatos, um grupo hormonal dos vegetais. Os salicilatos são responsáveis, dentre outras coisas, pela formação de flores, longevidade de flores e inibição da formação de etileno (o etileno é um hormônio da senescência de plantas). Isso significa que aquela história de colocar uma aspirina em um vaso com rosas tem um fundamento, e as flores podem sim durar mais que as que estejam em um vaso apenas com água.





 
Pílula anticoncepcional: O estradiol, substância química análoga ao hormônio feminino estrogênio, presente na maioria das pílulas anticoncepcional, tem semelhança química com os brassinoesteróides, hormônios vegetais responsáveis pelo crescimento de parte aérea (folhas e galhos) das plantas. Portanto, desde que em quantidade adequada, colocar pílula na água de rega de samambaias (ou de qualquer outra planta, rs) pode sim deixá-las mais “cheias” e viçosas.






Adoçante à base de Stevia spp.: O glicosídeo steviol, princípio ativo do adoçante, tem em sua molécula um núcleo esteróide o qual, assim como o estradiol, também se parece quimicamente com os brassinoesteróides, funcionando como um análogo do hormônio vegetal. Ou seja, também pode ser utilizado com a mesma finalidade da pílula.

Um comentário:

  1. Junte-se a nós do http://www.paisagismodigital.com
    por um mundo mais verde e sustentável! Divulgue seus artigos.
    Cadastro gratuito

    ResponderExcluir